terça-feira, agosto 22, 2006

A Comissão de Festas de Santa Ana prestou contas

A Comissão de Festas de Santa Ana, responsável pela organização da festa no primeiro fim de semana de Agosto, prestou contas ao Pároco e ao Conselho Económico Paroquial tendo as mesmas um saldo positivo de 1.571 euros.

As receitas (€ 7.327) e as despesas (€ 5.933) foram tornadas públicas na Eucaristia do passado fim-de-semana.

Foram entregues à Comissão da Igreja 1.000 Euros e a Associação 391 Euros

Tendo sido divulgadas as contas de 2006, fica empossada a nova Comissão de Festas de Santa Ana para o ano de 2007:

Andreia Patricia Tavares
Célia Osório
Irene Monteiro
Cristina Antunes Baptista
Ezequiel Tiago Ferreira
João Paulo
Horácio Monteiro
Paulo Gonçalves
Bruno Cunha
Mariano

quinta-feira, agosto 17, 2006

Documentos necessários para casamentos e baptizados

Baptizados:
  • Pais residentes na localidade:

- Certificado do Registo Civil da Criança;

- Padrinhos: crismados e com 16 anos de idade (Basta haver um só padrinho ou uma só madrinha, ou um e outra);

- Certidão de crisma - para os padrinhos (se crismados fora da paróquia). Se só um for crismado o(a) outro(a) será considerado apenas testemunha do Baptismo;

- Autorização passada pelo pároco da residência.

  • Pais residentes fora da localidade:

- Certificado do Registo Civil da Criança;
- Autorização do Baptismo passada pelo pároco da residência;
- Autorização da Câmara Eclesiástica de origem;
- Autorização da Câmara Eclesiástica da Guarda;
- Padrinhos, como se indica acima.

Casamentos:

  • Residentes na localidade:

- Falar com o pároco e marcar a data. (Devido à quantidade de comunidades ao cuidado pastoral do pároco, pede-se a antecipação necessária para o efeito (1 ano?). Caso haja atraso os noivos terão da acertar uma data que não colida com outras actividades pastorais.
- Participar num CPM - Centro de Preparação para o Matrimónio;
- Autorização do Registo Civil para casar;
- Fazer o processo religioso atempadamente.

  • Residentes fora da localidade:

- Tudo o que se indica no parágrafo anterior;
- Fazer com o pároco da residência o Processo Religioso, dizendo-lhe que é para casar noutra diocese, e trazer a autorização da sua diocese;
- Apresentar ao pároco do lugar do casamento todos os documentos acima indicados, pelo menos 30 dias antes.

quarta-feira, agosto 09, 2006

Festa da Catequese

No passado dia 6 de Agosto, além da Festa em honra de Santa Ana, também celebramos as Festas da catequese. Apesar de não serem muitos, também eles têm direito a fazer a sua caminhada catequética.
Assim, três meninos celebraram a Festa do Pai Nosso e cinco a Festa da Palavra.
A Eucaristia foi animada pelo grupo de jovens da Estação da Guarda: "Vozes da Esperança". A todos eles o nosso muito obrigado. Foram para todos nós um bom testemunho de alegria e de fé.

segunda-feira, agosto 07, 2006

FESTA de SANTA ANA 2006 (Video)

Santa Ana ou Sant'Ana, é, segundo a tradição católica-romana, a mãe da Virgem Maria, portanto avó de Jesus (o seu nome não vem citado na bíblia). Esposa de São Joaquim, é considerada a padroeira dos idosos e o seu dia é comemorado pela Igreja Católica em 26 de julho. A tradição remonta ao século II através do escrito entitulado Proto-evangelho de Tiago. No ocidente a comemoração de sua memória se tormou mais forte após o século X, no oriente ja era venerada desde o século IV. Santa Ana e São Joaquim, que já tinham idade avançada, não tinham filhos e por isso eram motivo de sombaria e falatório de todos. Até que um dia Santa Ana rezou a Deus e finalmente ficou gravida, e gravida da Mãe Santíssima. Em agradecimento jurou a Deus que entregaria Maria para ser criada no templo para se preparar para o seu destino glorioso, ser mãe do Salvador.

~

domingo, agosto 06, 2006

A Câmara Municipal aprovou o pedido de subsídio.

No passado dia 5 de Julho, foi aprovado na reunião de Câmara a atribuição de um subsídio à Igreja da Velosa no valor 14.340 Euros (+ IVA). E, na passada sexta feira, recebemos a primeira tranche no valor de 5.000 Euros. Foi uma agradável prenda...
Depois do enorme esforço que, todos os paroquianos da Velosa (e não só), têm feito para a recuperação e restauro da sua querida Igreja, é com alegria que vemos uma instituição pública a querer mesmo ajudar esta pequena comunidade.
Foi díficil chegar até aqui, mas agora certamente poderemos sonhar um pouco mais... Obrigado!

quinta-feira, agosto 03, 2006

FESTA de SANTA ANA

Depois de quatro anos de interregno, este ano vamos realizar novamente a Festa Religiosa no dia 5 e 6 de Agosto. Como em Abril, já tinhamos celebrado a Festa em honra de Nossa Senhora dos Prazeres este ano celebraremos a Festa em honra de SANTA ANA.
Os requisitos foram cumpridos e a tradição foi retomada.
Além da procissão de velas de Sábado, no Domingo, pelas 12.30 h, iremos celebrar a Eucaristia onde será benzida a nova imagem de S. Francisco Xavier oferecida pelos mordomos que realizaram a última festa religiosa.
A igreja ficou ainda enriquecida com quatro novos toucheiros. Um para a lâmpada do Santíssimo, outro para a cruz e dois para as velas do altar.
Aos poucos, a nossa Igreja vai ficando mais bonita. Não como era antes, mas de acordo com as possibilidades económicas da comunidade cristã da Velosa.
Vem à Velosa e colabora connosco.