terça-feira, junho 05, 2007

Corpo de Deus, a festa popular da Eucaristia

As três leituras bíblicas insistem na estreita ligação que existe entre Eucaristia e Vida, entre o Pão que é Cristo e o pão que alimenta o corpo. Não é possível entrar em comunhão com o Corpo de Senhor, sem partilhar com os irmãos o pão material. Não podemos repetir seu gesto da última ceia, de unidade e partilha, e alimentar sentimentos de desunião, ganância, preconceito, egoísmo.

Na 1ª Leitura, o Sacerdote MELQUISEDEC oferece a Abraão e aos seus homens cansados e famintos o PÃO e o VINHO, depois de os abençoar, invocando o nome de Deus sobre eles.

Na 2ª Leitura, São Paulo fala da Instituição da Eucaristia para destacar a incompatibilidade entre o "partir o pão" e as discórdias, que haviam na comunidade de Corinto.


No Evangelho, São Lucas fala da multiplicação dos pães. Mais do que os factos da narrativa, Lucas quer explicar o que significa "partir o pão" no dia do Senhor.

"Jesus acolheu as multidões e começou a falar-lhes".
É o que acontece a liturgia dominical: o celebrante acolhe os fiéis com a saudação da Paz e na liturgia da Palavra, anuncia-lhes o Reino de Deus.

"Dai-lhes vós mesmo de comer"...
A única maneira que permite resolver o problema da fome é colocar em comum os recursos que a comunidade possui, embora possam parecer poucos.
A comunidade deve preocupar-se também com a fome dos irmãos.

Manda formar "Grupos de 50":
Os pequenos grupos favorecem o diálogo, os contactos de amizade, de ajuda recíproca, de fraternidade....

• Os pães e os peixes, colocados à disposição de todos, representam os bens que a comunidade possui.
Não se trata somente de doar dinheiro, roupas e alimentos; mas pôr à disposição da comunidade os dons da in-teligência, competência, e outras qualidades que Deus distribuiu para cada um de nós. Quando todas essas "riquezas" forem recolhidas em co-mum e colocadas a serviço da vida, então acontecerá o milagre: haverá fartura para todos.
É esse o sentido do ofertório, quando cada membro da comunidade apresenta a sua oferta para que seja distribuída aos necessitados. Ou será que, como os apóstolos, achamos melhor cruzar os braços, deixar andar, para não "atrapalhar" o nosso descanso e bem-estar?

Foram "recolhidos 12 cestos":
Condena o desperdício: o que sobra na mesa de muitos é o que falta na mesa de outros...
Caros amigos, em todas as missas, Cristo continua a alimentar o povo de Deus, com o alimento da sua PALAVRA e com o alimento do PÃO DA VIDA, para que não desfaleçamos na nossa caminhada de regresso à casa de Deus Pai...

O que SIGNIFICA para ti a Missa?
- Buscamos nela o alimento da Palavra de Deus e o Pão da vida para fortalecer a fé, e para pudermos viver assim mais unidos à grande família dos filhos de Deus
- É um sinal de comunhão? (Estamos juntos ou unidos?)

• O que FAZES na missa?
És um actor ou um espectador? Assistes apenas?

Sem comentários: