sexta-feira, junho 17, 2005

Visita a Braga e .....


Foi realizada, no passado dia 23 de Abril, uma viagem de Peregrinação ao Santuário do Sameiro e ao Bom Jesus de Braga. A peregrinação iniciou na Velosa pelas 6h00m tendo como destino Guimarães. A meio da manhã foi efectuada uma visita ao Castelo de Guimarães (Berço da Nação), tendo o almoço convívio sido efectuado no Santuário do Sameiro. Após o repasto foi efectuada uma visita ao Santuário do Bom Jesus de Braga.

Como um dos objectivos da Peregrinação era efectuar uma visita à Oficina onde estão a ser efectuados os trabalhos de restauro dos Altares e do tecto da Igreja da Velosa, a mesma foi efectuada tendo todos os convivas verificado o estado de desenvolvimento dos trabalhos. Foi atestado o nível de profissionalismo com que os trabalhos estão a ser efectuados.

A paragem seguinte, ponto alto da peregrinação, foi a visita ao Mosteiro de S. Martinho de Tibães, antiga Casa-Mãe da Congregação Beneditina Portuguesa. “Fundado em finais do século X, inícios do XI, foi reconstruído no último terço do século XI, transformando-se, com o apoio real e a concessão de Cartas de Couto, num dos mais ricos e poderosos mosteiros do norte de Portugal. Com o Movimento da Reforma e o fim da crise religiosa dos séculos XIV a XVI, o Mosteiro de S. Martinho de Tibães assiste à fundação da Congregação de S. Bento de Portugal e do Brasil, torna-se Casa Mãe de todos os mosteiros beneditinos e centro difusor de culturas e estéticas. A importância do Mosteiro de Tibães mede-se, também, pelo papel que desempenhou como autêntico "estaleiro-escola" de um conjunto de arquitectos, mestres pedreiros e carpinteiros, entalhadores, douradores, enxambradores, imaginários e escultores, cuja produção activa em todo o Noroeste peninsular ficou ligada ao melhor do que se fez na arte portuguesa dos séculos XVII e XVIII”.

Após visitar um dos tesouros nacionais os convivas partiram, tendo por destino a recentemente inaugurada “Casa da Música do Porto” uma obra impar Projectada pelo Arquitecto Rem Koolhaas.

O jantar convívio foi efectuado em Albergaria-a-Velha, após o mesmo partiram de regresso a casa.

A organização da viagem em causa esteve a cargo da Comissão da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia da Velosa com o apoio da Câmara Municipal de Celorico da Beira que disponibilizou o Autocarro. As receitas provenientes da realização em causa reverteram para a recuperação da Igreja Matriz da Velosa.

Os Paroquianos da Velosa agradecem a todos os que colaboraram com a organização, assim como aos Paroquianos das Paróquias vizinhas que maioritariamente aderiram ao evento. A todos o nosso “Bem Haja”.

Sem comentários: