quinta-feira, junho 16, 2005

INCÊNDIO na Igreja da Velosa - PEQUENA HISTÓRIA

No dia 11 de Abril de 2002 infelizmente aconteceu um grande incêndio na Igreja Matriz da Velosa. Todos ficamos chocados! A vontade de reconstruir aquilo que em poucas horas foi consumido pelo fogo esteve presente na cabeça e na mente de todos. A solidariedade das pessoas ficou amplamente demonstrada. Foram muitos os gestos e as palavras de incentivo de pessoas que conhecíamos e de muitas outras que não conhecíamos. Ficou demonstrado que a solidariedade não têm fronteiras. Infelizmente, muitas vezes, somos nós próprios que construímos muros e fronteiras...
Rapidamente o engº Vasco fez gratuitamente um "Projecto de Recuperação da Igreja Matriz" que apresentamos em Junho à DOGTU para que através do Estado pudessemos receber um subsídio de 30.000 mil euros (6 mil contos). Nada disto foi possível. Era tempo de vacas magras! Não havia dinheiro nem para uma Igreja que tinha ardido?!!!
Era necessário e urgente que a Igreja não ficasse no estado em que se encontrava. Esquecemos o subsídio. Não podíamos esperar mais. Colocámos mãos à obra. A Igreja não podia ficar mais tempo sem tecto, à intempérie!

Sem comentários: