terça-feira, dezembro 27, 2005

FOI RETOMADO O CULTO RELIGIOSO NA IGREJA PAROQUIAL DA VELOSA

No passado dia 25 de Dezembro de 2005 pelas 11h 30 m foi “inaugurada” a Igreja Matriz da Velosa. Após o incêndio que ocorreu no dia 11 de Abril de 2002 na Igreja Matriz da Velosa, o qual destruiu parcialmente a mesma, foram realizadas obras de recuperação. Pode parecer que demorou muito tempo entre a ocorrência do acidente e a conclusão das obras, todavia aproveitamos para lembrar que a Recuperação da Igreja foi efectuada em duas fases:
- 1.ª Fase - Recuperação das estruturas do edifício, com a estabilização das paredes da capela mor e da sacristia, execução das respectivas coberturas, execução de acabamentos interiores (rebocos e pinturas). Aplicação de janelas, Execução de redes de infra-estruturas eléctricas, Sistema de Detecção e Incêndio, Sistema de Intrusão e Sistema de Som.
- 2.ª Fase – Remoção e reabilitação integral do Tecto do Corpo da Igreja (destruído parcialmente), reabilitação total dos altares do púlpito das portas interiores, realização de retoques nas pinturas existentes e deterioradas do arco central, Reabilitação e Recuperação de imagens religiosas, aplicação dos candeeiros, aplicação de pedestal para a N. Sr.ª de Fátima
Todos os trabalhos foram devidamente pensados planeados e executados com o apoio de técnicos credenciados, procurando evitar (minimizar) a ocorrência de erros, dos quais os Paroquianos pudessem vir a arrepender-se.

Nesta época de alegria, queremos desde já agradecer a todos aqueles que contribuíram com o seu apoio financeiro / espiritual / moral. E foram bastantes. Anónimos de muitas Paróquias da Diocese e País, Instituições – Câmara Municipal de Celorico da Beira, Junta de Freguesia da Velosa, Associação de Melhoramentos, Recreativa e Cultural da Velosa, Junta de Freguesia de Açores, Centro de Acção Social de Guarda, Instituto S. Miguel (Casa Cristo Rei - Sabugal), Liga dos Amigos do Baraçal. A todas as Paróquias do Arcipestrado de Celorico da Beira, que contribuíram e participaram nas várias iniciativas levadas a cabo por muitas pessoas e instituições desde a realização de Peças de Teatro, Viagens de angariação de fundos, Rifas, Arrematações, Festas Convívio realizadas nos Estados Unidos da América, em Lisboa, na Velosa, vendas de produtos / artigos pessoais, doação de casa etc. A todas as pessoas que nos ajudaram o Nosso grande e sentido Bem Hajam.

Aproveitamos para informar que os custos de realização da 2.ª Fase orçaram em 83.300,00 €. Foram esgotados todos os recursos Financeiros amealhados ao longo deste tempo. No entanto ainda falta realizar a 3.ª Fase, caso os Paroquianos, Instituições e Amigos da Velosa estejam dispostos a mais “um sacrifício”. A 3.ª Fase que pretendemos empreender refere-se à execução do Altar e Tecto da capela-mor. Já foram solicitados vários orçamentos e efectuados vários Projectos, todavia estamos a aguardar a conclusão do Projecto que julgamos ser o mais conveniente para a Igreja da Velosa Financeira e Esteticamente mais adequado.

Sem comentários: