


Informações diversas e actuais de interesse a respeito da paróquia de VELOSA - Celorico da Beira, distrito da Guarda
É nomeada, de harmonia com a legislação da Igreja, a Comissão proposta. Competem exclusivamente a esta a administração dos bens da paróquia de Velosa, e os actos inerentes à mesma administração. Pertencelhe também velar pela côngrua sustentação do pároco, de acordo com as orientações da Igreja e as determinações diocesanas.
Espera-se que os leigos agora nomeados para esta importante missão, dotados de probidade e de zelo pelo bem da Igreja e pelos progressos do apostolado, tendo em conta a função pastoral dos bens temporais da Igreja, procurem a recta administração dos mesmos, de tal modo que eles sejam "instrumento ao serviço da evangelização e da catequese" (Directório do Ministério Pastoral dos Bispos, nO.-190 d)
Igualmente se espera que, em perfeita harmonia com o pároco, todos os paroquianos de Velosa, na medida das suas possibilidades, "participem na sustentação da Igreja, como membros activos e responsávms; assim todos sentirão como suas as obras e todas as actividades beneficentes da Igreja e sentir-se-ão alegres por colaborarem na boa administração dos seus bens" (D.M.P.B, n° 192).
Esta nomeação é válida por três anos.