terça-feira, fevereiro 23, 2010

Pe. Christiam Heim, o responsável pelas Fazendas da Esperança na Europa, orienta o Retiro da Quaresma

O Pe. Christiam Heim, como responsável pelas Fazendas da Esperança na Europa, foi convidado pela Diocese da Guarda, a orientar o Retiro da Quaresma.

Durante estes dias, para além dos sacerdotes que Segunda e Terça participaram no Retiro da Quaresma, tanto no Seminário do Fundão como no Seminário da Guarda, ele encontrou-se e apresentou o projecto da Fazenda da Esperança em Portugal, nas paróquias de S. Miguel da Guarda, Nossa Senhora da Conceição na Covilhã e na Sé da Guarda.

E ainda tivemos a grata alegria de nos encontrarmos com o vereador António Silva, o arquitecto Ivo e o topografo da Câmara Municipal de Celorico da Beira que manifestaram o seu entusiásmo e empenho. E grande surpresa, uma enorme vontade de conhecer "in loco", na Alemanha, o espírito da Fazenda da Esperança. E neste momento está em aberto a possibilidade de viverem esse espírito em Abril ou Maio.

Alguns jovens do Maçal do Chão colocam também a hipótese de irem à Alemanha para viverem e partilharem 8 dias o espirito da Fazenda. Isso acontecerá na primeira semana de Setembro.

O acolhimento e a receptividade dos sacerdotes, das autoridades locais e dos jovens leva-nos a dizer como o papa Bento XVI: "É coisa de Deus".

Mensagem do Sr. Bispo da Guarda para a Quaresma:
"Este ano vamos orientar o resultado da nossa renúncia quaresmal para ajuda material solidária a um projecto chamado “Fazenda da Esperança” que está a ser desenvolvido na nossa Diocese, na Paróquia de Maçal do Chão, arciprestado de Celorico da Beira. É um serviço já muito experimentado no Brasil, onde mereceu uma Visita do actual Papa Bento XVI e que se destina ao acolhimento e recuperação de pessoas atingidas por várias espécies de falta de esperança, incluindo situações de marginalidade.

Está em causa ajudar os mais pobres dos pobres, também neste ano europeu de luta contra a pobreza e exclusão social”.

sábado, fevereiro 13, 2010

Quaresma: torna os teus sacrificios e jejuns uteis ajudando

Renúncia Quaresmal a favor da Fazenda da Esperança


A verdadeira justiça, completada pela caridade, leva-nos, de acordo com o espírito da Quaresma, a percorrer os caminhos da solidariedade e de partilha fraterna, mesmo que isso signifique renúncia a bens materiais; supérfluos ou mesmo não supérfluos.

Este ano vamos orientar o resultado da nossa renúncia quaresmal para ajuda material solidária a um projecto chamado “Fazenda da Esperança” que está a ser desenvolvido na nossa Diocese, na Paróquia de Maçal do Chão, arciprestado de Celorico da Beira. É um serviço já muito experimentado no Brasil, onde mereceu uma Visita do actual Papa Bento XVI e que se destina ao acolhimento e recuperação de pessoas atingidas por várias espécies de falta de esperança, incluindo situações de marginalidade.

Está em causa ajudar os mais pobres dos pobres também neste ano europeu de luta contra a pobreza e exclusão social.

+Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Jornadas de Formação juntam os padres da Diocese

Estão a decorrer, no Seminário da Guarda, as Jornadas de Formação do Clero da Diocese da Guarda. “A dimensão evangelizadora e missionária do Ministério Ordenado” é o tema da iniciativa que arrancou ontem e termina esta tarde.
Sobre as Jornadas, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, refere em carta enviada, aos padres e diáconos da Diocese: “As jornadas de Formação do Clero, acontecendo em Ano Sacerdotal, desejamos que elas sejam um contributo valioso para juntos redescobrirmos a importância do dom que recebemos na nossa ordenação”. E acrescenta: “Queremos que sejam dois dias essencialmente de encontro entre nós, na reflexão e na oração, para mutuamente nos ajudarmos a redescobrir os caminhos novos que este dom recebido nos manda percorrer”.
O primeiro dia foi dedicado à dimensão evangelizadora e missionária do Ministério Ordenado. Os trabalhos foram orientados pelo Padre António Gomes Dias, Provincial dos Redentoristas.
O segundo dia tem como ponto de partida o Simpósio Nacional do Clero, nomeadamente as propostas feitas pelo Beneditino alemão, Padre Anselm Grün. Este tema é apresentado pelo Padre José Brito, da diocese da Guarda.
Para esta tarde está anunciada a primeira apresentação de dados já existentes sobre a Assembleia Geral do Clero, que deverá ter lugar durante o Ano Sacerdotal.
Fonte: Jornal A Guarda