segunda-feira, junho 30, 2008

Celorico acorre em peso à ordenação do Pe. Gilberto Antunes

Hoje, uma grande multidão deslocou-se à Sé Catredal da Guarda para participar na Ordenação do Pe. Gilberto Antunes e ma instituição do acólito Hugo Martins.
Vieram de todos as terras do Arciprestado de Celorico da Beira e todos quiseram cumprimentar o novo sacerdote e dar os parabéns ao acólito.

Foi impressionante... tantos beijos e abraços, tanto carinho e sentidas manifestações de amizade... A sua passagem pelo Arciprestado não passou despercebida!
Porém, parece que mais uma vez era necessário despachar-se porque havia uma missa que tinha que começar às 18.30h!!!
Os cumprimentos prolongaram-se para além da hora, mas nestas ocasiões ninguém pode levar a mal... afinal é para a Diocese uma grande alegria a ordenação de dois padres, um diácono e dois acólitos.
PARABÉNS

sábado, junho 21, 2008

Dois novos padres e um diácono para a Diocese

No próximo dia 29 de Junho, pelas 16 h , na Sé Catedral, o Gilberto e o Hélder vão ser ordenados presbiteros e o Valter vai ser ordenado diácono.

A Diocese e em especial as paróquias onde durante estes dois anos o Diácono Gilberto desenvolveu a sua actividade pastoral, partilham da sua alegria em clima de louvor e acção de graças.

Louvamos o Senhor por este importante presente que Ele nos oferece. Peçamos-Lhe que faça de todos os padres do nosso presbitério: "padres segundo o coração de Deus". Peçamos pelas nossas comunidades cristãs para, que a exemplo das paróquias de Almaceda, Colmeal da Torre e Covilhã sejam alfobre de futuras vocações.

Precisamos de comunidades cristãs que colaborem, apoiem e incentivem a pequena semente da vocação.
Precisamos de comunidades que sintam o problemas das vocações como seu e não apenas da instituição. Sem comunidades empenhadas na oração pelas vocações, sem familias disponiveis para entregarem os seus filhos à Igreja, sem jovens educados no seu da familia para valores espirituais não surgiram vocações...
Precisamos de comunidades que aceitem os desafios das novas formas de organização pastoral. É só com a compreensão de todos, é possível.
"Para mim viver é Cristo" (Fil. 1, 21)

sábado, junho 07, 2008

Viagem a Santiago de Compostela

No dia 31 de Maio, com muito entusiasmo e algum sono, às 5 da manhã, o autocarro partiu Rumo a Santiago de Compostela. São sempre momentos carregados de ilusão e boa disposição. Os km não foram suficientes para desanimar quem corre por gosto ou com o objectivo de ajudar a sua Igreja.
E mais uma vez provou-se que valeu a pena.
Além das amizades que se cimentam, das novas terras que se ficam a conhecer, também económicamente foi rentável para a paróquia da Velosa: 886, 70 Euros. Rendeu mais do que muitas festas!!! E é, assim, aos poucos, mas com o esforço de muitos, que vamos angariando os fundos necessários para acabarmos de pagar as despesas da reconstrucção da nossa Igreja.



Nesse dia, além do autocarro que nos foi disponibilizado gratuitamente pela Câmara de Celorico da Beira, também nos foi entregue, conforme prometido, a quantia de 3.000 Euros. Faltam 9.000 euros que também nos serão entregues quando for possível.
Com a ajuda das instituições, com a ajuda e a boa vontade de muitas pessoas, tem sido possível recuperar a nossa Igreja que tão estimamos.